Associação Montessori internacional
Fundada por Maria Montessori em 1929, a AMI é a administradora da abordagem educacional Montessori desenvolvida há mais de 100 anos, baseando-se no seu trabalho para aplicá-la em todos os ambientes e a cada criança, sem comprometer a integridade da abordagem.
O Grupo de Pedagogia Científica da AMI, em conjunto com a comunidade AMI mais ampla, promovem e continuam o estudo, a investigação e a reflexão do trabalho de Maria Montessori, garantindo que este permanece contemporâneo e alinhado com os conhecimentos atuais sobre o desenvolvimento e a educação infantil.
Pedagogia Montessori
Maria Montessori desenvolveu um método educacional para implementar a sua filosofia. Enquanto psiquiatra observou continuamente as ações de crianças e, integrando-as nos seus conhecimentos médicos e científicos, descobriu o que ajudava o desenvolvimento infantil e quais as características de uma educação que fosse capaz de contribuir para a construção do equilíbrio interior e da felicidade da criança.
Para isso, existem dois componentes essenciais do método: o ambiente - que inclui os materiais pedagógicos - e os educadores, que também preparam esse ambiente, um lugar que nutre a criança de maneira a suprir as suas necessidades de auto-construção.
É desta forma que a criança é capaz de nos ir revelando o seu padrão de desenvolvimento. Segundo Montessori “ A criança cresce porque a vida potencial no interior dela desenvolve-se, tornando-se visível”.
A Educação Montessori tem, por isso, a sua ênfase no desenvolvimento do potencial humano, no trabalho (como atividade física e mental escolhida livremente) e na interdependência do homem com a natureza, na importância da família e ainda no significado da criança para a vida adulta, uma criança que tem competência para aprender sozinha.
É esse respeito pelas necessidades da criança que também nos ajuda a redescobrir as nossas próprias e a ser mais tolerantes com as necessidades dos outros, independentemente da fase do ciclo de vida em que estejam. Assim, a ideia é que toda a humanidade ganhe um maior conhecimento e dignidade.
Quem foi Maria Montessori?
Maria Montessori foi uma mulher extraordinária que transformou a educação de milhões de pessoas em todo o mundo e que deu um efectivo contributo para a paz da humanidade.
Nasceu em Itália no dia 31 de Março de 1870 e morreu a 6 de Maio de 1952, com 82 anos. Com 20 anos, e pelos seus elevados resultados escolares na escola técnica de ciências (que frequentou contra a vontade de seu pai), Montessori conseguiu assegurar uma vaga na Universidade de Roma tendo ido estudar na Faculdade de Medicina.
Em diversas visitas a asilos e hospícios, Montessori apercebeu-se do tratamento desumano dado às crianças que aí eram entregues. Iniciou então as suas pesquisas sobre crianças portadoras de necessidades especiais e a partir do estudo da obra de Séguin, passou a criar materiais que mais tarde fariam parte de seu método.
Para Maria Montessori, a principal causa do atraso na aprendizagem de crianças especiais era a ausência de materiais de estímulo adequados ao seu desenvolvimento.
Procurando especializar-se, Montessori prossegue os seus estudos, tendo-se formado em Pedagogia, e elabora ela própria um conjunto de materiais que iriam permitir a estas crianças realizar notáveis progressos na aprendizagem designadamente por apelarem aos seus sentidos. Uma empresa italiana que construía prédios para pessoas pobres pediu-lhe para tomar conta das crianças cujos pais passavam o tempo a trabalhar com o intuito de diminuir os seus 'desacatos' enquanto estavam sozinhas.
Em 1907, e com uma professora, abriu a 'Casa dei Bambini' que dava a Montessori toda a possibilidade de fazer as suas experiências. Tão bons resultados deu esta experiência que esta empresa decidiu abrir uma segunda casa e pouco depois uma terceira. Assim começou o sonho de Montessori expandir o método por toda a Europa. Da Itália à Suíça, mais tarde na Argentina, em 1910 nos Estados Unidos da América, em 1911 em Paris e em 1913 em Inglaterra, o método não parava de se expandir. Em 1912 Maria Montessori foi para os Estados Unidos para lecionar em Nova Iorque e em Los Angeles. Em 1916 esteve em Barcelona e em 1920 lecionou em Londres. Com o sucesso do 'Método Montessori', diversas 'casas' foram criadas na Itália.