Descrição: Em qualquer idade, Montessori liga especificamente a exactidão da mente humana - a chamada Mente Matemática - com várias tendências humanas ao longo da vida, que trabalham em sincronia.
No livro "A Mente Absorvente", Maria Montessori escreve:
"No nosso trabalho, damos um nome a essa parte da mente construída com exactidão ... chamamos-lhe de "a mente matemática". Tomo o termo de Pascal ... que disse que a mente do homem era matemática por natureza e esse conhecimento e o progresso vinha da observação precisa."
As bases psicológicas e cerebrais do nosso sentido de número refletem a forma como o cérebro humano dá origem à matemática. Será que todos nós possuímos um "sentido de número", uma intuição especial quenos ajuda a entender o número e a matemática?
Tobias Dantzig diz que "O homem, mesmo nas etapas inferiores do desenvolvimento, possui uma faculdade que, por falta de um melhor nome, deve chamar-se Sentido de Número. Esta faculdade permite que ele reconheça que algo mudou numa pequena coleção quando, sem o seu conhecimento direto, um objeto foi removido ou adicionado à coleção ".
As nossas construções matemáticas abstractas originam-se na actividade coerente dos nossos circuitos cerebrais e dos milhões de outros cérebros que nos precederam e que ajudaram a moldar e seleccionar as nossas ferramentas matemáticas actuais.
Neste Workshop vamos falar do sentido do número no desenvolvimento infantil e como as actividades matemáticas no ambiente preparado podem ajudar o cérebro a fazer o processamento numérico que já lhe é natural.
"Contamos" com a vossa presença.
Programa:
Sentido do número:
- Natureza, cultura e número;
- Crianças como criadoras de algoritmos;
Mente Matemática na Criança:
-Observação Precisa e Detalhada;
- Descoberta do relacionamento entre o que é observado;
- Criação de padrões ordenados do que é observado e descoberto
União do Concreto e abstrato- materiais concretos no curriculum matemático montessori.
Formadora: Inês Goucha Costa
Especializou-se em psicologia pela Universidade de Coimbra. Teve um percurso profissional e formativo muito diversificado (trabalho comunitário em África, centro de escuta e aconselhamento para adolescentes, necessidades educativas especiais, coaching, conselheira do luto, psicogeriatria) mas foi no trabalho com pessoas com demência que "descobriu" (auto-didaticamente) o Método Montessori. No Brasil, onde viveu, teve a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos no Centro de Educação Montessori em São Paulo, acreditado pela MACTE (Montessori Accreditation Council for Teacher Education). Nesse contexto teve também a oportunidade de trabalhar numa escola Montessori enquanto educadora. Hoje colabora como diretora pedagógica do Atelier Montessori em Lisboa.
Local:
Atelier Montessori
Rua Soeiro Pereira Gomes 10, loja 2
1600-207 Lisboa
Data:
Domingo 21 de Janeiro 2018
Duração:
3 Horas
Preço:
30€
Inscrição:
Para se inscrever proceda ao pagamento através do NIB PT50 0018 0003 43799600020 73 (coloque o seu nome na descrição). Envie o comprovativo para o e-mail oateliermontessori@gmail.com indicando o nome do evento.